quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A mesmice que faz bem

Ontem a noite enquanto conversava com o Andrei, ele perguntou: E aí...? Alguma novidade?

...

e então respondi:

O Francisco fez cocô três vezes, dormiu bem a tarde toda e a risadinha dele é a coisa mais linda!

...

Esse "excesso" de novidades me causou certo estranhamento..., um vazio. Sem novidades! Parecia até meio sem assunto pra conversar, confesso que senti até um pouco de medo, medo e apreensão da companhia que posso estar me tornando, aquelas bem fútil, bem à toa, bem sem graça...

Isso somado ao fato de estar gostando e muuuuuito da companhia da Cleusa, a babá do Francisco, que por enquanto vem em casa duas vezes por semana, quando ela está aqui em casa tenho percebido que fico mais tranquila e mais contentinha e ainda, o fato de que meu maior passeio é ir ao mercado ou a padaria e isso me deixa louca de feliz..., rs!

E ainda não acabou, existe a rotina militar de mamadas, trocas de fraldas, banhos e embalos sem fim, que faço questão e que é uma delícia, maaaaas o fato é que há quase dois meses só faço isso, então tem horas que essa incansável repetição e essa "pequena" solidão, angustia!

Mas é assim mesmo, essa é a famosa "Mesmice que faz bem (dos zero aos 18 meses)" que tanto ouvi, li e conversei tantas vezes com o Capelatto, é que ele diz que a rotina é o grande segredo pra quem tem bebê em casa, e mais do que a rotina, a mesmice, a repetição, a falta de novidades marcantes deste momento é que permitem aos pequenos atravessar bem a delicada fase que vai do nascimento até por volta de um ano e meio. "Ô QUÊ???? É... uma ano e meio! Pode não ser fácil pra nós acostumados a um ritmo frenético de acontecimentos e novidades, mas é só com essa monotonia caseira, os mesmos rostos e sensações muito parecidas, é que, garante Capelatto, nossos pequenos poderão entrar no mundo como crianças fortes para se relacionar com os outros.

Então..., espero que possamos, nós três, sobreviver bem a esse "excesso" de novidades que têm sido nossas vidas, é por uma boa causa!

3 comentários:

  1. É, dona Camila, não deve ser fácil, mas até onde eu pude ver, os três estão tirando de letra.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila, parabéns pelo blog. O Francisco é um fofo mesmo e é legal esse seu registro! Quando o Nìcolas era bebê eu cheguei a ligar para minha irmã (que se chama Camila e é enfermeira) pra perguntar o que a gente faz com um bebê. Porque já estava mamado, trocado, estimulado, acarinhado e eu pensava - E agora, o que mais? Ela me respondeu: - É só isso. E então vem essa sensação de mesmice, mas deve então ser só isso.

    ResponderExcluir
  3. Éééé´Carina..., estou quaaaase convencida de que é isso mesmo! Hehehehe!
    Ah..., ADOREI o presente! Muito fofo...

    Um beijo e obrigadão!

    ResponderExcluir