sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As dificuldades da comunicação

Ainda com relação ao sono do Francisco...

Me ponho a pensar, me questionar e procurar uma resposta pra indignação do Francisco que ainda soooofre pra dormir, simplesmente ainda não consigo entender...
Embora ele, durante o dia, já consiga dormir sem grandes protestos, a noite (quero dizer às 22hs) ele tem ficado muito, mas muito bravo com minha inabilidade em compreender seu desconforto, então ele chora muito bravo, fazendo a gente pensar se não há algo grave acontecendo e então, de repente dorme, como se nada tivesse acontecido. E eu...??? Fico sem entender nada!
Enquanto embalo meu menino fico fazendo umas listinhas de possibilidade e improbabilidades:
1) Cólica ou dor - acho que não, pois o seu choro de dor já nos é conhecido. Comunicação realizada com  alto nível de sucesso na expressão do sentimento e compreesão do apelo;
2) Irritabilidade com o sono e inabilidade para dormir - às vezes acho que o Francisco ainda não sabe dormir, ele fica todo agoniado e incomodado, mas não sabe o que fazer... Então, chooooora!
3) Ainda na linha do medo da separação - será que ele tem chorado mais a noite porque é nessa hora que iremos demorar mais tempo pra voltar a nos encontrar? Penso isso porque ele tem dormido direto das 22:30hs até às 6hs da manhã, a mamada das 24hs ele faz completamente dormindo;
4) Meu cansaço e minha indisponibilidade - quando chega às 22hs estou querendo muito que ele durma, estou completamente cansada por conta da extrema disponibilidade vivida durante o dia, então eu estou realmente querendo me separar dele um pouco, me reencontrar  e ficar a sós comigo, conversar um pouco com o pai dele, sobre coisas que não seja ele, assistir uma televizãozinha sem ficar culpada por não estar lhe dando anteção. O Francisco é extremanete sensível e não perdoa minha indisponibilidade, esses dias não mamou só porque eu não estava 100% disponível, só foi mamar uns 40 minutos depois quando me dei conta deste pequeno detalhe.
5)
6)
7)
Estou louca pra completar a listinha e logo compreender o seu apelo... Assim que decifrar o enigma da minha esfinge eu conto, tá?

Um comentário:

  1. ai, camila! acho que algumas crianças demoram para aprender a dormir e continuam por um bom tempo achando essa separação bem difícil. deve ser porque a companhia é muito boa, vai dizer que não? e a gente não tem dias que luta contra o sono? eu luto contra o meu até hoje, acho uma perda de tempo! na hora de dormir, parece que eu fico mais acordada, sempre assim! mas acho que a palavra-chave é rotina! e isso você tem feito, então, é o tempo do francisco.

    beijos para você!

    ResponderExcluir