segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Entre irmãos

O nascimento da Antonia trouxe para o Francisco cinco dias de xixi na calça, dias em que ele literalmente nadou no xixi e eu em lágrimas, o medo da ainda desconhecida tarefa de ser mãe de dois me tomou de jeito naqueles dias...
Ainda bem que minha mãe cuidou de mim, enxugou minhas lágrimas e eu..., cuidei do Francisco e enxuguei muuuuitos xixis pelo chão da casa. Passou! Calças secas e casa limpinha...

Dez meses depois cá estamos nós lidando com nossos medos!

O Francisco com medo da Antonia, bate, empurra, judia, tropeça, testa sua força de irmão mais velho e minha paciência de mãe que morre de medo de não conseguir proteger  suas duas crias.

Muitas vezes tento não intervir, nem sair em defesa com a clássica e lastimável frase: "deixa, ela é pequenininha!", às vezes intervenho e os ajudo a brincarem "juntos", vou ensinando o Francisco a dividir e a Antonia a respeitar os limites e espaços de seu irmão, mas às-vezes..., perco a paciência e saiu fora de mim, quando volto em si me assusto com minha raiva e quase morro de culpa. Esses dias descobri que o que me apavora e me faz perder o controle, é o medo que sinto quando percebo a maldade em alguns comportamentos do Francisco.
Ficamos todos perdidos, cada um com seu medo, reagimos agressivamente como um bicho.

Já mais lúcida, cuido do meu medo e acolho meu garoto assutado por descobrir uma rival à sua altura.

Às vezes tenho medo, muitos medos... Medo de não acertar na mão na relação entre irmãos, medo de não conseguir ajudar o Francisco com seus medos, raivas e agressões, medo de que eles não se gostem, medo de não ver nascer o que tanto sonho... A solidariedade e o companheirismo tão particular da fraternidade.

Hoje meu coração serenou!
Vi os primeiros sinais, brotinho, uma "flor ainda em botão" do que poderá vir a ser a relação do Francisco e da Antonia.

A cena foi a seguinte: acordei hoje meio mal humorada, pouquíssimo disponível e mãe indisponível é birra de filho na certa! Briguei com o Francisco que chorava sentado  no chão do banheiro enquanto eu tentava escovar os dentes com a Antonia escalando nas minhas pernas. Perdi a paciência e sentei a Antonia no chão do banheiro também... Mais choro! Um coro!
Ao que o Francisco levanta chorando e volta...

Abaixa com uma chupeta cor de rosa na mão e diz: "Calma irmã, olha aqui sua chupeta!"

O mau humor foi embora...
E nós? Fomos tomar café da manhã....

 Mais um dia começava!


4 comentários:

  1. Ao ler seu texto senti todas as tuas emoções...em cada frase!! Não sou mãe de dois, mas tive a oportunidade de ter 2 irmãs maravilhosas que até hoje são as minhas companheiras em todos os momentos. A cumplicidade que existe entre irmãos é muito bonita e os teus tesourinhos já começaram a demonstrar isto. Os medos nos acompanham diariamente né Camila, eu bem sei...rsrs...mas a certeza de estar agindo segundo nossas convicções ameniza este sentimento. beijo grande, Ana.

    ResponderExcluir
  2. Ai Cami...dificil essa arte de mae em dose dupla. Estou sentindo isso na pele agora...realmente compartilho de todos esses medos que citou. Mas assim como o desfecho inusitado do Francisco com a Antonia, com carinho e compreensao,nos mostra que estamos no caminho certo e que tem dias mais tranquilos e outros dias mais avessos... e assimsegue a nossa vida feliz e normal! bjo grande amiga

    ResponderExcluir
  3. falando de quem é irmã mais nova e pequenininha e que não é mãe de ninguém: a gente briga até que no rival descobre o grande companheiro pra vida toda. acho que não tem mesmo que intervir sempre, porque isso sim gera rivalidade. o amor do irmão começa quando a gene se compadece do sofrimento dele. e o francisco já tá fazendo isso. coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  4. Que texto mais lindo, fique emocionada Mi !!! O trabalho é mesmo muito árduo nessa tarefa de ser mãe, mas você é uma mãezona, minha querida! Nossa....fico muito feliz e muito orgulhosa de ter uma pessoa tão especial como você na minha vida!!! Saber ouvir, ver, sentir e aceitar as próprias limitações e medos, é o grande segredo a caminho do acerto. Francisco e Antonia estão indo muito bem e com certeza você colherá muitos frutos desse trabalho todo que vem fazendo! Pouco nos vemos pouco nos encontramos, mas saiba que amo muito vocês!!! Parabéns mamãe e um grande beijo da tia Cris no Francisco e na Antonia! E se precisar de ajuda em algum momento difícil é só berrar.....

    ResponderExcluir