segunda-feira, 19 de março de 2012

Mais uma primeira vez

Obaaaaa!
Fazia tempo que não vivíamos mais "uma primeira vez"...

Sábado o Francisco foi pela primeira vez ao dentista, tão fofinho!

Passou toda a consulta dormindo, rs! E por conta disso eu e a dentista tivemos bastante tempo pra conversar. Ela pode me explicar direitinho sobre a importância dos cuidados com a primeira dentição.

Gostei muito da conversa e fui ficando cada vez mais encantada com a dentista, mas o que fez com que eu ficasse apaixonada pela delicadeza e seriedade de seu trabalho foi a seguinte explicação. Perguntei a ela se havia algum problema o Francisco chorar durante a escovação dos dentes. Coisa de psicóloga..., fiquei preocupada se ele não poderia associar isso a uma experiência ruim e  assim, acabasse não escovando os dentes mais tarde.

Ao que ela respondeu: Camila..., você vai fazer o que tiver que fazer com suas mãos e quem vai dar o tom serão seus olhos e sua voz. Enquanto escova os dentes do Francisco você vai dizer alegre e sorrindo, palavras de estimulo e contentamento, vai dizer que quer que ele fique com o dente limpinho e branquinho, que quer que o dente dele fique um dentão forte...
Assim ele irá, apesar de chorar e reclamar, associar isso a uma experiência boa. É bom escovar os dentes, ela fica feliz quando escova meus dentes, ela gosta dos meus dentes branquinhos e por isso eu vou gostar de ter dentes limpinhos.

Muitas mães erram porque para deixarem suas mãos boas, ficam bravas, tem o semblante e as palavras más, não fazem a criança chorar, mas também não escovam direito os seus dentes, e ficam falando num tom ameaçador e aterrorizante: Aaaaah, o bicho vai comer o seu dente, você vai ficar com a boca feia...

Achei simplesmente lindo!

Um comentário:

  1. Adorei o blog, o Francisco está lindo... pode até ser o namorado da Luiza!!! rs
    Um bjo
    Eliziane

    ResponderExcluir